14/09/2012

Pablo Rodrigues palestra sobre conto "Penar de Velhos"

Ontem à noite, dia 13, o auditório Carlos Reverbel foi palco para mais um encontro de celebração a obra Contos Gauchescos. Como forma de propiciar momentos de debate e reflexão acerca da obra centenária, o Instituto João Simões Lopes Neto vem promovendo no decorrer deste ano um ciclo de palestras. Com o conto "Penar de Velhos!”, o jornalista Pablo Rodrigues foi quem ministrou o encontro da noite.

O jornalista Pablo Rodrigues, palestrante da noite
Por voltas das 19h, o presidente do instituto, Antonio Carlos Mazza Leite, fez a saudação inicial, informando que o escritor Aldyr Garcia Schlee estará lançando um box de livros sobre Simões Lopes no dia 28 de setembro, evento a realizar-se na sede do IJSLN. O palestrante da noite, que atualmente ocupa o cargo de coordenador de Redação do Diário Popular, inicialmente recordou que em sua primeira matéria produzida para o jornal em que trabalha foi justamente do sobre o escritor pelotense.

A palestra
Uma leitura pública do conto foi à proposta de Rodrigues, onde cada um dos presentes leu um parágrafo do conto. Após a leitura vieram os apontamentos sobre o conto, como a suas relações com o Grande Sertão: Veredas do escritor mineiro Guimarães Rosa. A participação dos simoneanos na discussão do assunto foi intensa. 
O presidente do IJSLN, Antonio Carlos Mazza Leite, distribuindo o conto
O palestrante salientou das possíveis influencias que Simões Lopes teria sofrido da literatura platina, sendo assim um percursor do que viria a ser feito dentro da literatura brasileira no futuro. Fez ainda um paralelo dos contos simoneanos com as parábolas, segundo ele, o escritor consegue com seus contos "dar conta de determinada realidade". E assim sendo, Simões Lopes Neto consegue nos trazer - apenas pela discrição - todo o sentimento de tristeza dos pais de Binga em "Penar de Velhos!”.

Os participantes concentrados na leitura do conto
Pra mais fotos acesse nossa página no facebook: https://www.facebook.com/institutojsln

Texto: Cassio Lilge
Fotos: Pedro Henrique Costa Krüger
14.09.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes