Centenário

Em comemoração aos cem anos da primeira edição do livro Contos Gauchescos, o Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) promoveu - no decorrer do ano de 2012 - um ciclo de palestras com o objetivo propiciar momentos de debate e reflexão acerca desta grande obra do escritor pelotense.

Intitulado "Contos Gauchescos, 100 anos da escrita... 100 anos de leituras", o ciclo foi realizado no auditório do IJSLN em encontros na quintas-feiras a noite. Contando com a parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul), ao todo foram 19 palestras ao longo do ano, uma para cada conto que compõe os Contos Gauchescos. Pesquisadores e estudiosos da obra simoneana apresentaram suas interpretações, entre análises históricas, comparativas, geopoéticas e diversas outros olhares sobre a obra centenária.

O obra é referência na literatura regional, pela retratação fiel da linguagem do homem do campo e pelo registro de casos e lendas presentes no imaginário gaúcho, que Simões Lopes soube fazer como ninguém.

Todos matérias deste blog relacionados ao evento estão na tagCentenário dos Contos Gauchescos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes