13/07/2012

Palestra em homenagem a Carlos Reverbel

Nesta terça-feira (17) o Instituto João Simões Lopes Neto receberá a jornalista Cláudia Laitano para a palestra sobre obra e vida do jornalista, escritor e pesquisador Carlos Reverbel. Um dos mais importantes estudiosos da cultura de nosso estado, Reverbel, foi o primeiro biógrafo de Simões Lopes e estaria completando 100 anos neste mês, caso vivo fosse. O evento ainda contará com a participação da filha do homenageado, Beth Reverbel de Souza.
Cláudia Laitano e o presidente do IJSLN, Antônio Carlos Mazza Leite
A palestrante, Cláudia Laitano, se formou em Jornalismo no ano de 1992 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e trabalha no jornal Zero Hora desde o ano de 1987, sendo atualmente editora executiva da área cultural do jornal. No ano de 1993 foi responsável pela publicação de Arca de Blau (Editora Artes e Ofícios), livro que trazia as memórias de Carlos Reverbel. É, também, autora da coletânea de crônicas "Agora Eu Era" (Editora Record). 

Recentemente, no dia quatro deste mês, Cláudia esteve visitando a cidade de Pelotas no evento ocorrido na Bibliotheca Pública Pelotense em comemoração aos 200 anos da cidade. Na ocasião, ela falou sobre sua proximidade com a literatura pelotense, citando figuras como João Simões Lopes Neto, Lobo da Costa e Vitor Ramil. Além disso, aproveitou para elogiar a valorização do povo pelotense para com sua cultura.

Carlos Reverbel

Carlos de Macedo Reverbel nasceu dia 21 de julho de 1912, na cidade de Quaraí, interior do estado. Iniciou sua carreira como jornalista no ano de 1934, em Florianópolis. Atuou como correspondente internacional em três diferentes ocasiões. Ao longo de sua carreira trabalhou na Editora Globo, na Revista do Globo, colaborou com os jornais A Razão, Correio do Povo e Zero Hora. Foi, também, um dos criadores da revista Província de São Pedro. 

Como estudioso da cultura gaúcha, Reverbel deixou uma grande contribuição. Entre as várias obras deixadas, destacamos a primeira biografia de Simões Lopes Neto em Um capitão da guarda nacional (1981); a que escreveu sobre Assis Brasil em Diário de Cecília de Assis Brasil (1983); e o livro Gaúcho (1986), apontado como um dos mais completos ensaios históricos sobre a origem e a formação do gaúcho. 

Um capitão da guarda nacional é um dos livros de Reverbel
Como forma de homenagear essa importante personalidade o IJSLN batizou seu auditório com o nome de Carlos Reverbel. Nesta terça estará prestando mais uma homenagem com a palestra de Cláudia Laitano. O evento começa às 19h, com entrada franca.

Texto: Cassio Lilge e Eduarda Schneider Lemes.
Fotos: Cassio Lilge.
13.07.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes