14/08/2013

Palestra com Aldyr Garcia Schlee

Encerrando o ciclo de palestras que celebra o centenário da obra Lendas do Sul, o Instituto João Simões Lopes Neto receberá, nesta quinta-feira, 15 de agosto, o jornalista, escritor e Prof. Aldyr Garcia Schlee. O tema da palestra será a lenda O Negrinho do Pastoreio. O encontro é a partir das 19 horas, na sede do Instituto.

Cartaz do evento
O Negrinho do Pastoreio

A lenda O Negrinho do Pastoreio narra a história de um menino escravo que sofre com os impiedosos castigos de seu dono. Ao perder uma carreira apostada pelo seu dono estanceiro o negrinho recebe um castigo, "trinta dias ficarás aqui pastoreando a minha tropilha de trinta tordilhos negros..". Por duas vezes a tropilha se dispersa, mas após acender uma vela para Nossa Senhora,  o negrinho reencontrara os cavalos perdidos.

A lenda de origem afro-cristã, circulava há tempos nos relatos de populares e foi registrada pela primeira vez por Simões Lopes em 1906, ganhando sua versão definitiva em 1913, no livro Lendas do Sul. A lenda ganhou ainda diversas versões em prosa, verso, música, teatro e filme. E até hoje o negrinho é considerado por muitos como o guardião dos objetos perdidos.

"acenda uma vela para o Negrinho do pastoreio e vá lhe dizendo
— Foi por aí que eu perdi... Foi por aí que eu perdi... Foi por ai que eu perdi!... 
Se ele não achar… ninguém mais."
Leia lenda: Lendas do Sul

Sobre o palestrante


Aldyr Garcia Schlee é jornalista, desenhista, professor universitário, e  possui uma consagrada carreira literária. Entre os livros publicados podemos destacar: Uma Terra Só (1984); O dia em que o Papa foi a Melo (1991); Contos de Futebol (1997); Linha Divisória (1998); Contos de Verdades (2000); Os limites do Impossível – Contos Gardelianos (2009); e Don Frutos (2010).

Em 2006, publicou uma edição crítica das obras Contos Gauchesco e Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto. Esta edição trouxe um estabelecimento da linguagem com registro de variantes e análise textual. No ano passado lançou um box comemorativo ao centenário de Contos Gauchescos, além da edição crítica citada acima, este box traz outros dois livros de Schlee sobre Simões Lopes:  Vocabulário de João Simões Lopes Neto; e Lembranças de João Simões Lopes Neto. (ver notícia)

Doutor em Ciências Humanas, Schlee fundou a Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas, foi professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, por mais de trinta anos, onde foi também pró-reitor de Extensão e Cultura. 

Recebeu por cinco vezes o Prêmio Açorianos de Literatura e em 2010 ganhou o Prêmio Fato Literário. No ano de 2009, Schlee recebeu a moeda Trezentas Onças, prêmio concedido pelo IJSLN pelas suas contribuições à divulgação do nome e obra de Simões Lopes Neto.

Texto: Cassio Lilge
14.08.2013



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes