29/06/2013

Trezentas Onças 2013

O Instituto João Simões Lopes Neto promove mais uma edição do já tradicional Prêmio 300 Onças. Neste ano, a cerimônia de entrega da honraria vai ocorrer no dia 5 de julho, às 20h, na sede da instituição. O evento se somará, assim, a programação de atividades comemorativas ao 201° aniversário de Pelotas.

Os três simonianos homenageados neste ano são: o escritor, ensaísta e professor de literatura, Luís Augusto Fischer; o jornalista, editor-chefe do Diário Popular, Pablo Rodrigues; e a pesquisadora e historiadora, Helga Iracema Landgraf Piccolo.

Clique no cartaz para ampliá-lo

História da premiação

O Prêmio foi criado em 2005, após o término da restauração da casa que pertenceu a Simões - atual sede do Instituto. O objetivo é homenagear, anualmente, três pessoas as quais tenham trabalhado ativamente na preservação da memória e na divulgação da obra do escritor pelotense. O nome Trezentas onças veio de um dos contos mais famosos de Simões Lopes. O conto, que abre o livro Contos Gauchescos, traz a  saga do personagem Blau Nunes, que perde a "guaiaca" com as trezentas onças de seu patrão.

O primeiro homenageado com o prêmio, em 2006, foi o ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza. Reconhecimento a sua contribuição com o projeto de lei que declarou a casa de Simões como patrimônio histórico do Estado. A partir do ano de 2007, são sempre três homenageados a cada ano. A escolha dos premiados é feita pela direção e conselheiros do IJSLN. 

Ao longo da próxima semana estaremos apresentando melhor cada um dos homenageados deste edição do Prêmio. Além de relembrar um pouco das edições passadas. Não deixem de nos acompanhar.

Texto: Cassio Lilge
29.06.2013


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes