21/05/2013

Sessão comentada do curta-metragem "Contrabandista"

O Instituto João Simões Lopes Neto abrirá suas portas na noite da próxima quinta-feira, 23 de maio, para a exibição do curta-metragem "Contrabandista". A película é uma adaptação do conto homônimo de Simões Lopes presente na obra Contos Gauchescos. A sessão que começa às 19h contará com os comentários dos professores João Luis Pereira Ourique e Luís Rubira.

Cartaz do evento (clique para ampliá-lo)
No final de 2012 estreou nos cinemas de todo estado o longa metragem Contos Gauchescos. Com direção de Henrique de Freitas Lima, o filme é dividido em 5 episódios - a adaptação de quatro dos 19 contos do livro e mais prólogo documental sobre a vida do escritor. Antes do lançamento oficial do longa, alguns desses episódios já vinham sendo rodados de forma separada no projeto Projeto João Simões Lopes Neto – O escritor da alma gaúcha. O projeto que percorreu escolas públicas por cidades gaúchas no ano passado, contou com a participação de Freitas Lima comentando ao final de cada sessão.

Entre os quatro contos adaptados para o cinema está o que será apresentado na sessão desta quinta no IJSLN. Presente no livro “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século”, o conto “Contrabandista” narra a saga de Jango Jorge, um ex-contrabandista, que para garantir o enxoval da sua filha volta a atravessar a fronteira, exercendo sua antiga atividade ilegal.

Após a sessão do curta, os professores convidados irão fazer uma discussão sobre as relações entre literatura e cinema. Segundo o professor Ourique é importante compreender as condições e contexto de produção tanto do conto quanto do curta, "serão analisadas as escolhas para a adaptação da obra e os elementos culturais presentes em uma e outra produção", explica.

Sobre os convidados

Os dois professores que estarão debatendo sobre o curta "Contrabandista" são vinculados a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

João Ourique e Luís Rubira irão debater sobre o curta
João Luis Pereira Ourique possui graduação em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1998), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003 e 2007, respectivamente). Atualmente é professor adjunto do Centro de Letras e Comunicação da UFPel e conselheiro de IJSLN. Atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Ensino de Literatura.

Luís Rubira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Realizou o doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2009). É membro do Grupo de Estudos Nietzsche da Universidade de São Paulo e do Groupe International de Recherche sur Nietzsche. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da UFPel e coordenador do ciclo “A Filosofia e o Cinema existencial”.

Texto: Cassio Lilge
Imagens: Divulgação
21.05.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes