12/04/2013

Solenidade de posse na APelL

Acontecerá nesta sexta-feira, dia 12, a solenidade de posse de uma das cadeiras da Academia Pelotense de Letras (APelL). A cadeira de número 3, cujo o patrono é João Simões Lopes Neto, será agora ocupada pelo escritor Luiz Morvan Grafulha Corrêa. A cerimônia se realizará às 19h na sede da APelL - Parque Dom Antônio Zattera, 500. 

Luiz Morvan Grafulha Corrêa
Fundada no dia 05 junho de 1999, a APelL tem por objetivo dar suporte a tradição cultural da região, acolhendo escritores da cidade, valorizando e destacando a vida literária frutífera mantida por muitos deles. A presidente da Academia, a escritora Zênia de León, destaca que a entidade também procura se mantar sempre ativa, para isso cumpre um calendário anual de eventos. Neste ano a palestra inaugural com o Dr. José Alberto Rocha Brito ocorreu no dia 8 de março. Nesta sexta-feira dará continuidade com o empoçamento do escritor Luiz Morvan Grafulha.

O novo membro da APelL
A cadeira de número 3 pertencia ao escritor e historiador Mario Osorio Magalhães, falecido em setembro passado (nota). Agora quem estará assumindo a cadeira, que tem como patrono o grande Simões Lopes Neto, é o escritor Luiz Morvan Grafulha Corrêa. Natural de Pelotas, Grafulha possui uma forte ligação a cultura do gaúcha, tema sempre recorrente em seus livros. Sua primeira obra foi publicada em 2002, com o título de Causos do Tuquinha. Circulando por diversos gêneros literários possui vários livros publicados, dos quais destacamos: Barbaridade, Tchê!Uma Morada para Velhos CorcéisTuquinha e as Lendas Gauchescas. 

Para Zênia de León, Luiz Grafulha é aquele exemplo de um "tradicionalista intelectual", o que pra ela representa uma grande acréscimo para Academia, já que será o primeiro membro que se dedica a literatura regionalista. A cerimônia de posse contará com todo o tradicional rito da Academia e o paraninfo da noite será o escritor e membro da APelL, João Manoel Piel.

Alguns dos livros de Luiz Grafulha

Texto: Cassio Lilge
Fotos: divulgação
12.04.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes