26/10/2012

Palestra com Fausto Domingues

O Instituto João Simões Lopes Neto recebeu na noite de ontem, dia 25, o simoneano de longa data, Fausto José Leitão Domingues, que esteve palestrando sobre o conto "Trezentas Onças". Foi 15ª encontro do ciclo que celebra o centenário da obra Contos Gauchescos.

Antonio Carlos Mazza Leite, presidente do IJSLN, ao lado do palestrante da noite
Um dos contos mais famosos de Simões Lopes, Trezentas Onças dá nome ao prêmio que o IJSLN concede anualmente a pessoas que tenham se destacado na preservação e divulgação do nome e da obra do escritor pelotense. O palestrante da noite, que inclusive já foi agraciado com a honraria, começou sua palestra relembrando de como, há anos atrás, surgiu a ideia desta premiação. Muito participativo nas atividades do IJSLN, Fausto Domingues é sócio e conselheiro desta entidade. No Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul ocupa o cargo de 2º vice-presidente.

A palestra expôs uma tese do lugar geográfico por onde se passaria o episódio do conto. O personagem Blau Nunes que aparece em diferentes situações e fases de sua vida no decorrer de Contos Gauchescos, se apresenta em Trezentas Onças como um tropeiro - "Eu tropeava, nesse tempo. Duma feita que viajava de escoteiro". - Segundo os levantamentos de Fausto Domingues, a estância da Coronilha, lugar por onde Blau "devia pousar" fica no interior do município de Piratini. Baseando-se em pesquisas de antigos registros de terras, significado de palavras e elementos analisados dentro do conto, o palestrante traçou sua tese, a qual ele confessa ainda estar totalmente em aberto. 

Público prestigiando e participando da palestra

Próximas atividades do IJSLN

A próxima palestra está marcada para o dia 08 de novembro, com o professor Luís Borges. Antes disso, no dia 06, o Instituto vai receber o jornalista Klécio Santos que estará fazendo o lançamento do livro "O Teatro do Imperador", que conta a história do Theatro Sete de Abril. Ambos eventos começam às 19h.
Fausto Domingues ao lado de Luís Borges, o próximo palestrante do ciclo


Texto: Cassio Lilge
Fotos: Pedro Henrique Costa Krüger.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes