31/10/2012

40ª Feira do Livro de Pelotas

A história do evento teve início no ano de 1960 graças a iniciativa de Gilberto Rezende Duarte - na época, um jovem representante de uma editora - que ao ouvir notícias sobre a feira do livro que ocorria em Porto Alegre, teve a ideia de fazer algo semelhante em sua cidade. Com apoio da comunidade pelotense e do prefeito da época, e contando com com a presença de livreiros convidados da capital, a primeira Feira do Livro de Pelotas aconteceria entre 25 de novembro a 4 de dezembro de 1960, na Praça Coronel Pedro Osório.


Após 52 anos a Feira do Livro de Pelotas chega em sua 40ª edição (houve um intervalo nos 60 e 70 em que a feira não ocorreu por falta de investimentos). Atualmente o evento já se encontra estabelecido como um dos principais acontecimentos no calendário pelotense. Mesmo assim, a edição desse ano vem com mudanças em seu formato. Segundo palavras do escritor e advogado Renato Varoto, orador da feira: “Este ano a proposta vai muito além da comercialização de livros. As mesas redondas serão uma garantia de que em Pelotas é possível debater e expor as mais diferentes ideias, com pessoas das mais diferentes tendências".

Além de Varoto como orador, a feira deste ano terá como Patrono o cartunista André Macedo. A cerimônia de abertura ocorrerá hoje (31), às18h, na Praça Coronel Pedro Osório. Após a solenidade, haverá apresentação da Cia Cem Caras de Teatro e shows com Flávio Mendez e Paulinho Martins.

Novidades nesta edição

Nesta edição uma série de novidades irá incrementar a Feira. O espaço Alameda da Leitura, por exemplo, vem com propósito de incentivar e estimular a leitura de obras. Outra grande novidade deste ano é a criação da Tenda Cultural João Simões Lopes Neto, que receberá diversas atividades como palestras, contações de histórias, apresentações de teatro, dança e música. Entre essas atividades destacamos a Caravana do Escritores (para saber as datas e escritores presentes na Caravana clique na imagem abaixo).

Caravana dos escritores
E Simões Lopes não ficará apenas no nome da tenda, dia 14 de novembro haverá um debate sobre o centenário da obra Contos Gauchescos, contando com as presenças de Aldyr Garcia Schlee, Luis Carlos Borges e João Luis Ourique. Além desse debate, o projeto IFSUL Simoneando na Feira do Livro - coordenado pelo Professor Luiz Minduim Vasconcellos, juntamente com os Professores Gilnei Oleiro e Flávio Dornelles - apresentará ao público jovem uma forma diferente de conhecer a obra do escritor pelotense.

Aldyr Garcia Schlee autografando livro no IJSLN

Até o dia 18 de novembro a Praça Coronel Pedro Osório ficará repleta de atrações: apresentações, debates, palestras e (claro!) muitos livros.
Para mais informações acesse o site oficial do evento: www.feiradolivrodepelotas.com.br


Texto: Cassio Lilge
Imagens: divulgação, arquivo
31.10.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes