28/09/2012

Palestra da Profª. Drª. Márcia Ivana Lima e Silva no Instituto João Simões Lopes Neto

Na noite de ontem, dia 27, o IJSLN recebeu a Profª. Drª. Márcia Ivana Lima e Silva, que palestrou sobre o conto “Artigos de fé do gaúcho”, dando continuidade às comemorações do centenário de “Contos Gauchescos”. Após a fala inicial do presidente Antonio Carlos Mazza Leite, o Prof. Dr. João Ourique apresentou o vasto currículo da palestrante, sem poupar elogios à sua carreira acadêmica. 



Márcia Ivana começou sua fala agradecendo à gentileza de Ourique e o convite para palestrar na cidade que tanto adora. Para começar a análise do conto, a palestrante iniciou lendo partes do texto no qual Blau transmite ensinamentos que diz nunca serem ensinados por doutores.

Na leitura apresentada por Márcia, os artigos de fé do gaúcho servem para, além de ensinar o ser a viver em sociedade, definir a identidade do gaúcho e sua razão de estar no mundo. Trazendo os ensinamentos de Blau para o presente, no mundo tecnológico e globalizado, Márcia acredita que essa definição de identidade seja ainda mais importante de ser discutida.

A palestrante também trouxe em sua análise uma comparação entre os personagens Blau e Fandango, do livro “O Continente 2”, de Érico Veríssimo. Traçando diversas semelhanças entre os personagens, Márcia ressaltou a presença dos artigos de fé nos ensinamentos que Fandango transmite a Licurgo, no capítulo 4 do livro, intitulado “A Guerra”.


Já no final de sua fala, Márcia citou “O narrador”, de Walter Benjamin, e enquadrou Blau e Fandango na teoria, dizendo que ambos viveram a ideia de trocar experiências depois de recolher histórias por suas andanças. Ressaltou, ainda, o interessante fato de que as duas figuras mereceram um registro escrito feito por alguém, o que garante credibilidade e a transmissão dos ensinamentos.


Aldyr Garcia Schlee lança box no IJSLN

Nesta sexta-feira (28), no Instituto João Simões Lopes Neto, o escritor Aldyr Garcia Schlee lança, às 19 horas, box inédito numa edição comemorativa. O box contém três livros que tratam da obra simoneana: "Os contos & Lendas de João Simões Lopes Neto"; "Vocabulário de João Simões Lopes Neto"; e "Lembranças de João Simões Lopes Neto". O valor da caixa comemorativa é de R$ 90,00. Reservas podem ser feitas na livraria Vanguarda.



Texto: Eduarda Schneider Lemes
Imagens: Pedro Henrique Costa Krüger, divulgação.
28.09.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes