02/08/2012

I Festival de Inverno Pelotas

Começa nesta sexta-feira (03) a I edição do Festival de Inverno Pelotas, que se estenderá até o dia 10 de agosto com uma extensa programação cultural. Tendo como artista homenageado o cantor e escritor pelotense Vitor Ramil, o Festival contará em sua programação com uma série de atividades que envolvem a Música, as Artes Cênicas, o Audiovisual, a Literatura e as Artes Visuais.



O artista homenageado, Vitor Ramil, iniciou sua carreira musical na adolescência, tendo gravado seu primeiro álbum, "Estrela, Estrela", no ano de 1981, quando tinha 18 anos de idade. Vitor é irmão mais novo da dupla dos também cantores, Kleiton & Kledir, e ao longo de sua carreira já lançou oito álbuns. Na literatura sua estréia se deu no ano de 1999, com a publicação da novela Pequod. Em 2004 foi a vez de livro A Estética do Frio, e em 2008 Satolep

Aos moldes de outros festivais de inverno que ocorrem em cidades como Cantareira (SP), Bonito (MS), Ouro Preto (MG) e Teresópolis (RJ), em Pelotas a proposta também é de um evento descentralizado, com atividades ocorrendo em vários pontos da cidade comtemplando diferentes públicos. O tema “No centro de uma outra história” provém da obra A Estética do Frio, onde Vitor defende que o Sul não estava à margem do centro do Brasil, mas sim no centro de uma outra história.

Artista pelotense homenageado pelo Festival

Atividades

A abertura do evento será nesta sexta-feira (03) com o Espetáculo Satolep canta Vitor, que começará às 19h no Auditório D. Antonio Zattera - Campus I/UCPEL. A apresentação contará com diversos músicos homenageando o cantor pelotense. A entrada é franca, com retirada de senhas no local do evento a partir das 18h.

No sábado, dia 04, a programação segue com o lançamento do trailer do documentário “A Linha Fria do Horizonte”, com a presença do diretor. O evento começa às 16h, na sala Multiuso - Campus II/UCPEL.

No dia 07, terça-feira, o Instituto João Simões Lopes Neto estará recebendo uma Mesa redonda sobre a obra de Vitor Ramil. Irão participar da mesa, os professores Luis Rubira, Gilnei Oleiro e Cleber Costa, com medição da professora Renata Requião. O início se dará às 18h.

Mais informações e a programação completa do Festival você poderá encontrar no blog do evento: http://festivaldeinvernodepelotas.blogspot.com.br/

Texto: Cassio Lilge
Fotos: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes