01/07/2012

Prêmio Trezentas Onças

O Instituto João Simões Lopes Neto convida a comunidade pelotense para mais uma entrega do prêmio “300 onças”. O evento ocorrerá no dia 5 de julho, às 20h na sede do Instituto, Rua Dom Pedro II, nº 810.

O prêmio

O prêmio foi instituído no ano de 2005, após o término da restauração da casa que pertenceu a Simões - atual sede do Instituto. O objetivo é homenagear, anualmente, três simoneanos que trabalham ativamente para preservar a memória e divulgar a vida e as obras do escritor.

João Simões Lopes Neto é um cidadão universal que deu inicio ao estilo literário que narra os costumes de um povo e de uma cultura. O escritor trouxe para a literatura elementos do pampa, do tradicionalismo e do orgulho gaúcho e, por isso, é motivo de orgulho para a cidade de Pelotas e, também, para todo o estado do Rio Grande do Sul. Devido à importância de Simões e o maior reconhecimento que o Instituto almeja conceder-lhe, as pessoas que realizam atividades que tenham como objetivo homenagear, interpretar e divulgar a obra e a figura ilustre do escritor são agraciadas a cada ano.

Em 2006 o homenageado foi o ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza, devido a sua contribuição com o projeto de lei que declarou a casa de Simões como patrimônio histórico do Estado. A partir do ano de 2007 começou a serem três os homenageados e entre os já agraciados estão Beatriz Araújo, Mozart Victor Russomano, Luiz Fernando Cirne Lima, Flávio Loureiro Chaves, Paulo Charqueiro, Mário Mattos, Antonio Hohfeldt, Aldyr Garcia Schlee, Paula Mascarenhas, Klécio Santos, Fausto Domingues, Carlos Sica Diniz, Alda Jaccotett, TheoBonow e Lígia Chiappini. 

“300 onças” em 2012

Neste ano, o Conselho Curador do Instituto indicou mais três nomes para receberem o prêmio. Um deles é o Prof. Dr. Donaldo Schüler. Donaldo foi escolhido por considerar e divulgar João Simões Lopes Neto como um dos pilares fundadores da literatura gaúcha. Outro agraciado é o jornalista e ex-presidente do IJSLN, Henrique Pires. Em sua gestão, de 2009 a 2010, Henrique incentivou a tradução das obras de Simões para outros idiomas, e inaugurou diversas atividades, entre elas o Dia do Romualdo e a realização de exposições de Artes Visuais baseadas nas obras de Simões. O terceiro homenageado de 2012 é Valter Sobreiro Junior. Valter promoveu e dirigiu três espetáculos teatrais baseados nos contos de JSLN, que percorreram o estado em suas apresentações.

Conheça mais sobre os homenageados a partir de segunda-feira através do blog do Instituto!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes