18/05/2012

Palestra de Mario Osorio Magalhães no IJSLN


O Instituto João Simões Lopes Neto recebeu nesta última quinta-feira (17) - às 19h - o historiador e escritor pelotense Mario Osorio Magalhães, que esteve palestrando sobre conto “Chasque do Imperador”. O encontro faz parte do ciclo de palestras em comemoração aos 100 anos dos Contos Gauchescos.

Mario Osorio dando dedicatórias em sua recentemente lançada obra, "Pelotas Princesa"
O presidente do Instituto, Antônio Carlos Mazza, fez a abertura da noite com a apresentação do palestrante. Mario Osorio Magalhães já publicou quase duas dezenas de livros sobre história da sua cidade natal e do seu Estado, incluindo o recém lançado “Pelotas Princesa – Livro Comemorativo ao Bicentenário da Cidade”. A respeito de Simões Lopes, Mario Osorio organizou a coletânea "Negrinho do Pastoreio e outras histórias" e também publicou o ensaio "Simões Lopes Neto e Pelotas: a influência da cidade sobre a obra regionalista do seu maior escritor".

O presidente do Instituto, Antônio Carlos Mazza Leite, acompanhando a explicação do palestrante
O discurso do palestrante encantou e instigou a reflexão dos presentes, que encheram o auditório Carlos Reverbel. Segundo Mario, o conto “Chasque do Imperador” faz muitas referências à cidade de Pelotas, embora não mostre de forma explícita por onde transcorre. Ressaltou assim, que dentro das obras de ficção de Simões Lopes Neto as referências a sua cidade natal aparecem, geralmente, de forma indireta. 

Auditório Carlos Reverbel praticamente lotado 

Entre os presentes, o evento recebeu um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual Canguçu. Também contou com a presença do escritor uruguaio Oscar Padrón Favre, que agraciou o Instituto com um exemplar de sua obra “Los Charrúas-Minuanes en su etapa final”. 

Próxima palestra
No dia 31 de maio ocorrerá a palestra com o professor e historiador Eduardo Arriada, abordando o conto "Duelo de farrapos".

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes