04/05/2012

Edição comemorativa de "Contos Gauchescos"

Muitas são as comemorações e homenagens destinadas ao Centenário de Contos Gauchescos. Neste ano de festa, o escritor, professor de Literatura Brasileira na UFRGS e estudioso da obra de Simões, Luís Augusto Fischer nos trás um presente. 

Ele foi o responsável pela publicação, através da Editora L&PM, da nova edição de Contos Gauchescos, que conta ainda com Lendas do Sul e propõe uma leitura da obra simoniana sobre novos ângulos. Fischer oferece a oportunidade de aproximação do leitor atual da linguagem de 1912, de Simões e de uma época que faz parte da história do Rio Grande do Sul.

O escritor fez uso de pomposas notas de rodapé, as quais esclarecem dúvidas de vocabulário, abusou de referências históricas e ainda produziu uma introdução e biografia referentes ao autor João Simões Lopes Neto.

Segue abaixo um pequeno trecho da introdução da nova edição de Contos Gauchescos:

"No ano exato do centenário da chique e urbaníssima cidade pelotense, seu mais ilustre letrado publica os Contos gauchescos, série de histórias pacientemente tramadas, escritas com a linguagem da vida rural do Rio Grande do Sul, devida e competentemente transformada em literatura. Na folha de rosto, logo abaixo do título, que é genérico, vinha uma espécie de enquadramento: “Folclore regional”. Era uma advertência ao leitor urbano? Um pedido de desculpas? De tolerância? De clemência? E por que adjetivar como “regional” aquele material, na verdade contos que nem eram exatamente folclore?" 
Luís Augusto Fischer

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes