30/05/2012

A história por trás do conto "Duelo de Farrapos"

Amanhã, 31 de maio, às 19h no Instituto João Simões Lopes Neto, o Prof. Dr. Eduardo Arriada palestrará sobre o conto "Duelo de Farrapos". Mas você sabe do que trata o conto? Pois vamos às explicações.

Como lemos em nossos antigos livros de História, o Rio Grande do Sul passou por dez anos de guerra, entre 1835 e 1845. Durante esses dez anos, nos quais os gaúchos lutaram pela República, muitas batalhas sangraram o solo rio grandense. No meio delas está o, chamado por Simões, Duelo de Farrapos. A batalha em questão, como narra o ordenança Blau no início do conto, começou no fim de 1842 quando "o general fez um papel, que chamavam-lhe — decreto — mandando ordens pr’uma eleição grande, para deputados; estes tais é que iam combinar as leis novas e cuidar de outras cousas que andavam meio à matroca, por causa da guerra". A partir de então as divergências ideológicas entre os separatistas e os anti-separatistas se exteriorizaram, culminando, em 27 de fevereiro de 1844, no duelo entre os farrapos Bento Gonçalves e Onofre Pires, dois dos principais líderes do levante armado.

Clique AQUI e leia esse trecho da história do Rio Grande do Sul perfeitamente interpretado por Blau, através do conhecimento e regionalismo de João Simões Lopes Neto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes