22/04/2012

Conheçam Mário Mattos

Na próxima quinta-feira, 26, a palestra intitulada “Aposta e Morte no Grande João Simões Lopes” será ministrada por Mário Mattos que, dentre muitas qualidades e habilidades, é reconhecido principalmente por ser um entusiasta de Simões. Para quem não o conhece, acredite em mim, deve conhecer, tentarei fazer aqui um pequeno resumo da sua história.

Simoniano, natural de Pelotas, RS, nascido em 1924, Mário Mattos é polivalente. Além de ser Engenheiro Agrônomo, formado em 1947 pela FAEM, desde os anos 70 é reconhecido como Artista Plástico em todo o Estado do Rio Grande do Sul, foi Jornalista do periódico A Tribuna nos anos 50 e, a partir de 1985, tornou-se escritor, com o livro “Décima de Sepé Tiaraju”. Desde os anos 50 ministra aplaudidas palestras sobre Simões, além de, nos anos 80, ingressar na Academia Sorocabana de Letras, tendo como patrono João Simões Lopes Neto e sendo, ainda hoje, sócio honorário.

Ao aposentar-se, em 1989, Mário Mattos voltou à terra natal e tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas. Na mesma época, colaborou com a produção e publicação de “A Largueza Histórica do Estreito” e “Pelotas, Essência de Mundo em Pequeno Universo”. Em 1992, elaborou sumula biográfica de Simões para inauguração da Casa de Cultura no Castelo Simões Lopes. Já em 1994, passou a coordenar as reuniões de leitura do Núcleo de Estudos Simonianos do IHGPEL. Foi também eleito vice-presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, desde sua criação, até o ano de 2010. Lançou em 2007, na Feira do Livro de Pelotas “Garimpando no Mundo das Trezentas Onças – Leituras de João Simões Lopes Neto”, livro composto por oito contos originais de Mário e uma biografia ficcional do personagem de Simões, Blau Nunes, feita em versos. Além disso, publicou inúmeros artigos relacionados à história e à produção literária de João Simões Lopes Neto.

Ufa! Agora acreditam quando disse que devem conhecê-lo? Imagino que tenham ficado curiosos para saber um pouco mais dessa ilustre figura. Reitero, em nome da Assessoria de Imprensa do Instituto, o convite para a sua palestra e aguardamos, junto com Mário Mattos, a presença de todos no Instituto João Simões Lopes Neto.


Obras de Mário Mattos expostas no Instituto João Simões Lopes Neto

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes